No próximo dia 2 de dezembro, pelas 16h00, o Auditório da Biblioteca Municipal Prof. Vieira Dinis irá acolher uma sessão de apresentação da obra A que distância fica o Céu do Purgatório?, primeiro romance do Eng. Cândido Ribeiro, autor pacense.
Nascido em Moçambique em 1960, a formação e atividade profissional tem-se concentrado - dentro e fora de portas - no setor da construção e obras públicas, tanto na perspetiva de gestão operacional e funcional como na administração do negócio. Nos projetos em que esteve envolvido, destacam-se o programa das concessões rodoviárias em regime de PPP, a construção da Barragem do Baixo Sabor e o lançamento do projeto ferroviário de alta velocidade TGV.
A primeira obra publicada (Organização e Gestão de Obras – Otimizar Resultados, 2017) reflete esse mesmo percurso académico e profissional.
A que distância fica o Céu do Purgatório? é a segunda manifestação literária do autor (tendo participado duas vezes na edição Entre o Sono e Sonho – Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea), que encontra na escrita uma forma de libertação nos momentos de maior isolamento.
Com a cidade do Porto como pano de fundo, a obra leva o seu leitor por uma reflexão sobre a vida e a morte e o caminho percorrido pela humanidade, “abordando a importância e o papel das religiões e da ciência, tentando recolocar a sua relevância e persuasão na atuação dos dias de hoje”.
CÂNDIDO RIBEIRO
Joaquim Cândido Castelo Veiga Ribeiro nasceu em Moçambique em 1960, licenciou-se em Engenharia Geotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e concluiu o grau de Mestre em Georecursos pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em 2001.
Iniciou a atividade profissional em empresas do setor da construção civil e obras públicas em 1986, tendo participado em algumas das maiores obras públicas de construção de Portugal, tais como o programa das concessões rodoviárias em regime de PPP, a construção da Barragem do Baixo Sabor e o lançamento do projeto ferroviário de alta velocidade TGV, acompanhando não só a respetiva gestão operacional e funcional, mas também a administração do negócio.
A sua experiência profissional tem-se desenvolvido em Portugal e em vários outros países, dos quais se destacam, pelo volume de negócios e duração, Moçambique, Angola, Argélia e Bolívia, bem como a região da América Central, onde tem desempenhado funções de gestão de topo e de administrador executivo.
Em 2017 publicou um livro técnico intitulado Organização e Gestão de Obras – Otimizar Resultados e conta com duas participações na edição Entre o Sono e o Sonho - Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea.
Tem como hobby a escrita e fotografia.