Atleta de 33 anos estava afastado dos relvados há ano e meio, no dia da festa de campeão de série, regressou e marcou o golo da vitória.
Em outubro de 2023, Souza foi substituído e o diagnóstico já era mau: rotura de ligamentos.
A época terminava ali, mas o pior ainda estava para chegar. Numa das análises, no período de recuperação, foi-lhe diagnosticada uma leucemia.
Souza não desistiu do futebol. Focou-se nos tratamentos, mas sempre com o objetivo de voltar a fazer o que mais gosta: jogar futebol e marcar golos.
O SC Freamunde também não desistiu do atleta, esteve sempre ao lado do jogador nos tratamentos e renovou com ele para esta temporada.
Dezoito meses depois, e no dia em que o SC Freamunde tinha a festa de campeão de série, Souza foi opção para os últimos 30 minutos de um jogo que estava empatado 0-0. Filipe Barros entregou-lhe a braçadeira de capitão e Souza voltou pela porta grande: fez o único golo do jogo para dar a vitória ao SC Freamunde.
Todos os elementos do banco de suplentes foram festejar com ele e a bancada ficou ao rubro. Foi muito mais do que um golo e muito mais que três pontos. Foi a vitória de um guerreiro que nunca desistiu e foi premiado com o golo da sua vida.