A Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e em consórcio com a empresa SÍLABA, vai instalar 14 laboratórios STEAM nas 14 escolas básicas do 1.º ciclo do concelho de Paços de Ferreira.
Este projeto tem como objetivo promover uma metodologia de aprendizagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com forte componente prática e baseada no “aprender fazendo”.
Alem disso, esta iniciativa pretende promover as competências STEAM e conhecimento curricular junto de todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, através de pontes entre o programa educativo STEAM e os currículos nacionais, e ainda, promover um modelo de ensino centrado nos alunos e em projetos multidisciplinares, que realçam a importância do trabalho em grupo, da resolução de problemas e da criatividade.
As unidades curriculares como a Matemática, Português, Estudo do Meio, Inglês, Programação Scratch, Artes e desenho são as meterias que vão estar envolvidas neste projeto.
Alunos e professores passarão a ter ao seu dispor recursos tecnológicos diversificados, tais como monitor PAD, impressora 3D, computadores, tablets, pistolas de cola quente, kits de robótica, kits de microeletrónica, estúdios Stop Motion, kits de eletricidade e kits de construção.
Fonte: www.novumcanal.pt