O internacional português Diogo Jota faleceu esta quinta-feira, 3 de julho, aos 28 anos, vítima de um acidente de viação em Zamora, Espanha. O irmão, André Silva, jogador do FC Penafiel, que seguia na mesma viatura, é também vítima mortal.
O acidente ocorreu durante a madrugada. Segundo as autoridades locais, o veículo em que ambos seguiam incendiou-se após um despiste, não tendo sido possível proceder ao salvamento.
Diogo Jota encontrava-se ao serviço do Liverpool FC desde 2020, após passagens por Paços de Ferreira, FC Porto, Atlético de Madrid e Wolverhampton. Iniciou a carreira sénior no FC Paços de Ferreira.
O clube pacense emitiu um comunicado onde refere:
"O Diogo e o André passaram pela Mata Real onde deixaram a sua marca. Duas pessoas extraordinárias, que se destacaram pela humildade, responsabilidade e imensa dedicação ao clube que defendiam. Ambos terminaram a sua formação no clube, sendo que foi também pelo FC Paços de Ferreira que o Diogo começou a traçar o seu caminho como atleta sénior", pode ler-se.
"O Diogo Jota tornou-se uma referência deste clube. Um atleta com atitude de campeão que atingiu os mais altos patamares do futebol profissional. É, desde a sua passagem, um exemplo para os tantos atletas que acolhemos na nossa formação todos os anos e que sonham, um dia, vencer nos maiores palcos mundiais. É também para todos os pacenses um exemplo da raça, da entrega e da alma que caracteriza este clube. É um de nós, e mesmo à distância nunca deixou que a ligação criada se quebrasse. Este era o seu clube, nunca o escondeu. O seu nome faz parte da nossa história. Sempre fará. E nós faremos por perpetuar a sua história, o seu legado, para que os jovens deste clube continuem a querer envergar a camisola com o seu nome nas costas", conclui.
Também a claque Castores 1950 expressou pesar pela morte do jogador:
"O Diogo não foi apenas um jogador que passou por Paços de Ferreira — foi um dos nossos. Cresceu connosco, vestiu a nossa camisola com paixão e orgulho, e deixou a sua marca dentro e fora das quatro linhas. Recordamos com emoção o talento, a humildade e a alegria contagiante que nos ofereceu enquanto Castor. Um filho da casa que levou o nome do FC Paços de Ferreira para o mundo, com passagens brilhantes por clubes como o Atlético de Madrid, Wolverhampton e Liverpool", refere, frisando: "Diogo Jota será para sempre um de nós. Um Castor eterno".
O FC Penafiel lamentou igualmente o falecimento dos dois irmãos e decretou luto oficial, informando que prestará homenagem nos próximos compromissos desportivos.
Fonte: www.averdade.com