O regresso de Rafaela Barbosa ao Circuito Internacional de Montalegre para a sexta jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross/Kartcross (CPR/K), este fim de semana, terminou com uma vitória na geral da Categoria 2 Rodas Motrizes (2RM) e na Divisão 1, depois de um sábado marcado por sérios problemas mecânicos.
A piloto de Paços de Ferreira, ao volante do Citroën Saxo, não conseguiu alinhar em nenhuma das sessões de sábado devido a problemas no motor e na embraiagem, que a impediram de participar nos treinos livres, treinos cronometrados e primeira corrida de qualificação. O foco passou então para recuperar o carro em tempo útil para o dia decisivo.
No domingo, Rafaela Barbosa entrou em pista determinada a lutar pela vitória. A evolução entre as sessões foi notória, com uma recuperação sólida nas corridas de qualificação e uma semifinal disputada ao segundo, onde passou da quinta para a segunda posição. Este resultado deu-lhe o terceiro lugar na grelha de partida da grande final.
Na derradeira corrida, a piloto fez um excelente arranque e assumiu a liderança logo na primeira volta, posição que manteve até cortar a meta.

“Foi um fim de semana com muitas dificuldades. No sábado tivemos problemas no carro, por isso não conseguimos fazer nenhuma das corridas, nem treinos livres, nem treinos cronometrados, nem a primeira corrida de qualificação. Conseguimos ter o carro pronto para domingo, ainda com alguns problemas que não me permitiram estar a 100%. No entanto, o carro foi melhorando da segunda corrida de qualificação para a terceira. Na semifinal arrancámos de quinto e conseguimos ficar em segundo, o que me deu a terceira posição na grelha da final. Tive um bom arranque, consegui assumir a liderança e manter-me aí até ao fim. Conseguimos terminar em grande e era esse o objetivo”, explicou Rafaela Barbosa.
O resultado reforça a consistência e a evolução competitiva da piloto nesta temporada de 2025, mantendo viva a sua candidatura ao título nacional da Divisão 1 das 2RM.
Fonte: www.averdade.com