Autarca está em 10.º lugar na lista do PS pelo círculo eleitoral do Porto às legislativas de 18 de maio
Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira desde 2013, vai suspender as funções autárquicas esta segunda-feira, 7 de abril, para se dedicar à candidatura a deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista. O autarca ocupa o 10.º lugar na lista do PS pelo círculo eleitoral do Porto, nas eleições legislativas marcadas para 18 de maio.
Ao fim de quase 12 anos à frente do município, Humberto Brito anunciou a decisão nas redes sociais, afirmando que teve o “privilégio de servir a comunidade” durante três mandatos consecutivos, e que agora abraça “um novo desafio político” com o compromisso de representar o concelho e a região do Tâmega e Sousa na Assembleia da República. “Não se vai arrepender”, assegura o autarca, apelando à confiança dos eleitores.
Paulo Ferreira assume presidência da autarquia
Com a suspensão de funções de Humberto Brito, o atual vice-presidente da câmara, Paulo Ferreira, vai assumir a presidência do município. Paulo Ferreira é também o candidato do PS às próximas eleições autárquicas, garantindo assim a continuidade do projeto socialista iniciado em 2013.
A formalização das listas de candidatos do PS será feita esta segunda-feira, numa cerimónia de apresentação onde será também confirmada a posição de destaque de Humberto Brito na candidatura socialista.
“Reconhecimento do trabalho feito no concelho”
Humberto Brito mostrou-se “muito honrado” por integrar a lista do PS, considerando que esta nomeação “é um reconhecimento do trabalho feito no concelho, assim como das sucessivas vitórias” eleitorais do PS em Paços de Ferreira.
Recorde-se que, nas legislativas de 2019, chegou a estar em cima da mesa a possibilidade de Humberto Brito integrar as listas do PS, mas o próprio assumiu que, à época, estava “comprometido com o projeto autárquico”.
Agora, com um novo ciclo político a aproximar-se, o candidato socialista afirma que a sua ambição vai além das fronteiras do concelho. “Sou candidato pelo Tâmega e Sousa e vou procurar levar a voz destes municípios até Lisboa, em áreas como a mobilidade, a saúde, a juventude”, destacou. Entre os temas prioritários para Humberto Brito estão a conclusão do IC35 e a requalificação da Linha do Vale do Sousa.
Representatividade da região nas listas do PS
A lista de candidatos do PS pelo círculo eleitoral do Porto é encabeçada por Fernando Araújo. Além de Humberto Brito, estão ainda representados vários concelhos da região do Tâmega e Sousa.
José Carlos Barbosa, da concelhia de Paredes, ocupa o 11.º lugar e deverá ser reeleito. Micael Cardoso, de Penafiel, surge em 15.º, e António Faria, de Felgueiras, em 17.º lugar, seguido por Lurdes Castro, de Lousada, em 18.º. Inês Monteiro, também de Penafiel, está em 36.º lugar.
Entre os suplentes, destacam-se Fernando Machado e Mafalda Monteiro, de Paços de Ferreira, respetivamente em 8.º e 13.º lugar, bem como os paredenses José Henrique Soares (9.º) e Belmiro de Sousa (11.º).
Uma nova etapa na vida política
A suspensão do mandato de Humberto Brito marca o fim de um ciclo político de doze anos em Paços de Ferreira, dando início a uma nova etapa na vida política do autarca. Com uma candidatura que pretende representar toda a região do Tâmega e Sousa no parlamento, Humberto Brito afirma-se preparado para “dar voz aos anseios das populações” e reforçar a presença e a influência da região em Lisboa.
Fonte: www.averdade.com